quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vivendo a Universidade...


"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão".
                                                                                        Paulo Freire

Enfim, cheguei à universidade e descobrir a complexidade da vida acadêmica. Nesses anos foram muitos os desafios, a difícil relação com os colegas de sala, a prepotência de alguns professores, as más condições na estrutura da sala de aula, entre outros fatos. Entretanto, os momentos positivos prevaleceram. A troca de aprendizagens com os professores (claro que alguns são mais preferidos que outros) e com os colegas enriqueceram em muito essa minha jornada. Os eventos, congressos, seminários que participamos colaboram em muito para nosso processo de formação não só profissional como humana.
Alguns momentos foram difíceis para mim, nos primiro semestre não me identificava com o curso e pensei em desistir dele. Uma nova maneira de ver o curso começou a surgir no V Semestre, as aulas eram mais dinâmicas, contextualizada com a prática escolar e as visões passaram a serem mais críticas e reflexivas. No VI semestre me interessei pelo Programa de Monitoria da UESB e passei para ser monitora da discipina Educação de Jovens e Adultos sob a orientação da Professora Maria de Cássia Passos Brandão.
Mesmo já tendo cursado a disciplina essa nova perspectiva de trabalho me proporcionou um crescimento significativo tanto como aluna do curso de Pedagogia como profissional da educação. Os estudos e abordagens desenvolvidos em torno das questões políticas e econômicas que circundam esta modalidade de educação possibilitaram o acesso a um amplo campo de conhecimentos, trazendo respostas práticas a inúmeras indagações na condição se educadora. A vivência como monitora  e a experiência junto a professora e os alunos me possibilitou pensar a educação como processo de aprendizagem contínua se efetivando na relação com o outro.
E entre todas as experiências que vivenciei e vivencio na UESB destaco dois como fundamentais nesse processo de aprendizagem; o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e o GEPGE (Grupo de Estudos sobre Política e Gestão Educacional). Aquela pedagogia ilusória, utópica foi repensada no momento que adentrei o espaço escolar. Com o desenvolvimento da pesquisa etnográfica eu e todos os colegas envolvidos nesses projetos pudemos entender a realidade da escola. E hoje, buscamos compreender as transformações sociais, culturais, econômicas e políticas que permeiam a escola.
Discutimos e debatemos os problemas e desafios encontrados no dia a dia das escolas parceiras dos projetos e trabalhamos com oficinas sócioeducativas envolvendo a comunidade escolar. Os resultados são analisados nos nossos trabalhos e apresentados sempre em eventos acadêmicos. Professores como Bira Lima, Cássia Brandão, Daniele Freire e Marilete Calegari nos ajudaram em muitos dos trabalhos apresentados em eventos regionais, nacionais e internacionais.
Essa oportunidade de ultrapassar os limites da sala de aula e almejar uma ação docente mais efetiva e participativa, preconizando o entendimento de um contexto que pode e precisa ser repensado e modificado, me faz acreditar na educação, na transformação critica que está possibilita ao sujeito e na modificação desse sentimento de desvalorização do professor e nas precárias condições de trabalho que permeiam os diversos níveis de ensino do país.





4 comentários:

  1. Thi querida...
    Como está sendo bom olhar para trás e perceber que já estamos começando a construir nossa história...
    Parafraseando uma frase que ouvi recentemente defendo que é o AGORA que deve movimentar nossas ações para que o AMANHÂ seja melhor... e é isso que juntas temos buscado: Aproveitar cada oportunidade e acreditar que iremos relembrar um dia de tantos momentos e vividos e afirmar: Valeu a Pena!!!
    Vamos continuar buscando superar limites juntas como, já enfrentamos... rsrs! Andar de avião, apresentar o primeiro trabalho, ministrar em espaços desconhecidos... e sei que nessa lista ainda virá muito mais...
    Sei que podemos vencer, e que nós nunca deixemos de sonhar e acreditar que o que quisermos será materializado!!
    Vamos lá Pedagoga... o mundo espera por nós!

    ResponderExcluir
  2. Menina,

    Que trajetória linda no curso de Pedagogia você está vivendo. Você não está passando pel curso e sim está vivendo plenamente a Universidade. Isso é raro. Gostaria apenas de te parabenizar pela implicação.

    Beijos,

    Socorro Cabral

    ResponderExcluir
  3. Parabéns,pró cada vêz a senhora esta alcançando caminhos possíveis para jente fabulosa igual a senhora.

    ResponderExcluir
  4. cada vêz melhorando mais e sempre mais,continue assim.

    ResponderExcluir