domingo, 27 de fevereiro de 2011

Por que o estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena Lima. Estágio e Docência. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

Quando se chega ao estágio supervisionado são muitas as duvidas, incertas e insegurança dos alunos nunca exerceram o magistério. Neste momento faz-se necessária que questões relacionadas à profissão docente sejam discutidas entre comunidade acadêmica e comunidade escolar.
Com o aumento da carga horária obrigatória do estágio nos cursos de formação de professores, de 300 para 800 horas, este desvinculasse do projeto pedagógico do curso transformando-se em uma atividade instrumental. Ressalta-se ainda as precárias condições das instituições superiores e das unidades escolares para a realização da atividade docente, com o numero elevado de alunos nas turmas, dificuldades dos docentes na universidade que muitas vezes não são reconhecidos e as disciplinas de estágios que não são articuladas com as demais aparecendo somente no final no curso.
O projeto de estagio acaba por desenvolver atividades técnicas e burocráticas sem fundamentação e sem nexos com as atividades e finalidades do ato de ensinar. Estes deveriam se pensados com base no contexto escolar priorizando as dificuldades e problemas da própria instituição, onde o estagio fosse visto como um espaço de discussão, reflexão e aprendizagem.
O que se constata na pratica e a distancia entre reais condições da escola e o discutido e trabalhado nas universidades. Devendo as várias reformas educacionais e as precárias condições do trabalho do docente no cotidiano escolar os estagiários vão se deparar com professores desmotivados, insatisfeitos e descrédulos da educação.
É importante que o estagiário perceba os sujeitos da escola com base numa perspectiva histórico-cultural, compreendendo as especificidades de cada escola e das relações construídas e estabelecidas no interior dela. Assim no estágio o aprender da profissão docente requer a atenção as particularidades e interfases da realidade escolar em sua contextualização na sociedade. Ao mesmo tempo em que privilegia o aprendizado com as experiências dos professores da escola que se refere ao ato e desafio de ensinar.
Daí a importância e necessidade discursos de formação pensarem o estágio com um espaço de pesquisa e investigação da prática escolar e da ação docente. A troca de saberes e conhecimentos entre estagiários e escola podem propiciar reflexões criticas quanto do ambiente escolar e a própria formação docente a aprender.
A ação docente do estagiário e um conjunto das representações pessoais e profissionais adquiridas no seu processo formativo sendo influenciadas direto ou indiretamente pelos professores, pelo projeto pedagógico do curso, de seus valores entre outros fatores.
No que se refere às praticas pedagógicas no estágio, a pesquisa e um elemento fundamental para proporcionar novas possibilidades de ensinar a aprender a profissão docente. Nessa perspectiva até os professores formadores são convocados a reverem seus conceitos e concepções a partir das vivências de seus alunos nas atividades de estágio.
A ruptura com uma prática de estágio fundamentada em formas rígidas de inspeção e supervisão herdade da pedagogia tecnicista evidencia uma proposta de estágio ancorada em uma prática reflexiva e orientada proporcionando uma maior interação entre universidade e escola.
O estágio para quem não exerce o magistério e a oportunidade de iniciações na profissão docente, sendo relevante ao estagiário compreender o processo do estágio e a prática pedagógica. Destaca-se um leque de aprendizagens que vão sendo construídas no contato com a escola, dentre essas; o contexto e diagnóstico escolar, o projeto político-pedagógico, a dinâmica dos saberes e da investigação, a gestão escolar, a vivência da sala de aula, a organização do processo de ensino aprendizagem, e a relação entre teoria e prática. Enfatiza-se que estas e outras questões escolares necessitam de analises e interpretações do estagiário enriquecendo seu processo formativo e identidade profissional.


Um comentário:

  1. Otima postagem ! Utilizei um trecho para meu estagio...
    Muito Obrigado !

    E você é muito bonita, adorei sua foto Thiana.

    Bjuuus S2

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